Foi realizado nesta semana no 13Âș BatalhĂŁo Bombeiro Militar, em BalneĂĄrio CamboriĂș, SC, um simulado de mesa de emergĂȘncia marĂ­tima. O objetivo foi preparar as equipes de emergĂȘncia para atuar em ocorrĂȘncias que envolvam embarcaçÔes e passageiros. No caso, foram simuladas duas ocorrĂȘncias. 

A primeira, um acidente no mar envolvendo 2 embarcaçÔes com cerca de 100 pessoas. Foram analisadas açÔes em diversas ĂĄreas, desde alteraçÔes no trĂąnsito para o apoio do deslocamento das equipes, resgate, mobilização de um hospital de campanha, transporte de feridos e manejo de corpos.

No segundo incidente 150 pessoas foram evacuadas de uma ĂĄrea de encosta e levadas ao abrigo. Para isso, foi analisada a mobilização de transporte, equipe que gerĂȘncia o abrigo, triagem, montagem de ambulatĂłrio, alimentação e cuidado com animais. O exercĂ­cio durou 2 horas e foi considerado um sucesso pelos participantes.

Para aumentar o grau de realismo, a Rede Nacional de EmergĂȘncia de Radio Amadores (RENER) montou uma estrutura para comunicação de rĂĄdio no local. Durante o exercĂ­cio foram distribuĂ­dos rĂĄdios ao departamento de Crise, Comando e Abrigo alĂ©m do Posto diretor rĂĄdio que foi gerenciado pelo Glenn PP5FE. No Setor de Gerenciamento de Crise ficou o Roberto Veiga PU5ARV. Tudo ficou funcionando com o uso dos rĂĄdios simultaneamente. 

Estiveram acompanhando a simulação sargentos e oficiais do Corpo de Bombeiros de Brumadinho que ficaram admirados com a integração dos radioamadores junto à Defesa Civil.

No Estado de Santa Catarina, a RENER por meio da Labre coordenada pelo Glenn PP5FE compĂ”e o GRAC - Grupo de Resposta e AçÔes Coordenadas da Defesa Civil de SC e no estado faz parte do GRAC os MunicĂ­pios de Blumenau, BalneĂĄrio CamboriĂș e Rio do Sul. Sua atuação tem dado excelentes resultados em situaçÔes reais, quando hĂĄ colapso das redes de comunicaçÔes eventuais, ou em apoio paralelo de comunicação, facilitando o trĂąnsito de informaçÔes em outras redes e tornando mais ĂĄgeis os atendimentos emergenciais.

No total participaram diretamente do exercĂ­cio, organizado pela Coordenadoria Municipal de BalneĂĄrio CamboriĂș, 54 profissionais de 26 instituiçÔes. JĂĄ os resultados foram acompanhados e avaliados por quatro observadores das instituiçÔes participantes. A iniciativa Ă© uma preparação para o grande simulado de campo que serĂĄ realizado no mĂȘs de outubro.




Receba em seu celular e em primeira mĂŁo as notĂ­cias publicadas no QTC da ECRA!

Se vocĂȘ usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se vocĂȘ usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentĂĄrio

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem