Por Alisson, PR7GA


Quem já participou de algum concurso ou conteste nas bandas de radioamador nos últimos anos certamente já teve algum contato com o software N1MM+, que é utilizado mundialmente para registrar todos os contatos feitos durante os certames.

Num primeiro momento, porém, este contato com o programa não era muito satisfatório, pois sua interface foi escrita totalmente no idioma falado na América do Norte. Porém, em breve esta dificuldade irá acabar.

Alan Kozakiewicz, AB2ZY, um novo membro da equipe de desenvolvimento do N1MM+, está dedicado a preparar o popular soft para "falar" outros idiomas além do inglês. Ele está coordenando e selecionando um grupo de usuários voluntários que possam lidar com o trabalho de tradução, bem como pessoas que possam testar idiomas traduzidos.

Uma versão experimental do N1MM+ será preparada em intervalos regulares e disponibilizada para voluntários que estes possam testá-lo. E o melhor de tudo, tanto para nós brasileiros quanto para nossos patrícios do outro lado do Atlântico, é que um dos idiomas contemplados nessa tradução é o nosso português.

Para traduzir para nosso idioma, um colega lá de Santa Catarina voluntariou-se até agora: o Xavier PP5XA, da cidade de São João Batista. Surpreendentemente, o trabalho de tradução foi totalmente concluído em apenas 5 dias de trabalho, restando apenas alguns ajustes a serem feitos pelos programadores no código do programa para acomodar a tradução. O Brasil foi o primeiro país a concluir a tradução. Em breve, uma versão de testes sairá para download.

Além do português, em breve o N1MM+ será traduzido para mais 9 outros idiomas, incluindo o espanhol, holandês, alemão e outros.

Se estiver interessado em colaborar com a tradução, seja traduzindo ou testando o software traduzido, entre em contato por email com o colega Alan Kozakiewicz (akozak@hourglass.com) indicando em qual (is) idioma (s) você poderia ajudar e se gostaria de ajudar com a tradução, teste ou ambos.

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem