Por Alisson, PR7GA


O FloripaSat-1, primeiro satélite da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançado na madrugada do dia 17 de dezembro, a 0h21min (horário de Brasília), do Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), na China, pelo foguete Longa Marcha-4. O satélite conta com transponders para as faixas de radioamador de 2 metros e 70cm.



Desenvolvido por uma equipe de estudantes de graduação, mestrado, doutorado e coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, o FloripaSat-1 é um cubeSat de pesquisa tecnológica construído em parceria com o programa Uniespaço da Agência Espacial Brasileira (AEB). No último mês de outubro, membros do SpaceLab (spacelab.ufsc.br) estiveram no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) para testes com o satélite.

O pequeno nanossatélite, já pronto para o lançamento.

O FloripaSat é um cubesat 1U cujo objetivo principal é envolver os estudantes em uma missão espacial completa, desde o desenvolvimento de todos os subsistemas de um nanossatélite até a construção de uma estação terrestre para operá-lo. Floripasat terá as seguintes missões: 

1. Uma missão educacional em que os alunos projetam, operam o satélite com assistência de radioamadores licenciados e observam o comportamento e desempenho do sistema cubesat no ambiente espacial, bem como aprendem sobre radiocomunicações, comunicações digitais, eletrônica, antenas e radioamadorismo, dentro de um ambiente que fomenta a evolução e a inovação. O projeto e a implementação da estação terrestre serão uma grande experiência no campo das telecomunicações. 

2. Uma missão de radioamador, onde o satélite funciona como um repetidor digital, onde os pacotes digitais podem ser retransmitidos pelo satélite. Esta função específica de satélite pode ser ativada e desativada de acordo com a necessidade de usar o satélite para a missão 1. Esta segunda função do floripasat estenderá a utilidade do satélite enquanto ele estiver operacional, dando a oportunidade aos radioamadores usarem o satélite para comunicação. 

Parte da equipe de desenvolvimento


As frequências de operação do FloripaSat são as seguintes:

BEACON:

Frequência: 145,900 MHz
Protocolo: NGHam e AX.25
Potência: 1 W


REPETIDOR (DOWNLINK e UPLINK)

Frequência: 436,100 MHz
Protocolo: NGHam
Potência: 1 W

O radioamador responsável pelo satélite junto à IARU é o colega Mauricio Sinigaglia PP5BMS. 




Para maiores informações, visite a página oficial do projeto: http://floripasat.ufsc.br/

Fontes: 

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem