Por Alisson, PR7GA

Nosso amigo Nailton PY7NM, de Caruaru, PE, acaba de instalar e configurar o primeiro receptor KiwiSDR do Nordeste. O equipamento foi instalado na Serra do Vitorino (HI21bu), próximo a Caruaru, PE, e para acessar basta visitar o endereço

http://bit.do/py7nm

Um aviso: Como o equipamento limita a até 4 pessoas acessando-o simultaneamente, tenha paciência e tente mais tarde caso não consiga acessar. 

O KiwiSDR é um equipamento completo que reúne numa mesma placa o receptor SDR em si, mais o servidor WEB para acesso remoto via internet, o que garante consumo de energia extremamente baixo. Todo o conjunto cabe literalmente na palma da mão.

Além disso, chama a atenção que o KiwiSDR recebe toda a banda de LF (ondas longas)mais MF (ondas médias) e HF (ondas curtas) tudo de uma vez só, pois ele tem uma banda passante de 30MHz, começando a partir de cerca de 10KHz. Assim, dá pra monitorar simultaneamente todas essas faixas.

Como todo SDR, é possível receber diversos modos de transmissão, desde os mais comuns como SSB, CW, AM e FM indo até alguns exóticos como modos digitais a exemplo do WSPR e até SSTV. Conta também com diversos filtros de áudio e de ruído, tornando-o capaz de rivalizar com caríssimos rádios de marcas famosas e consolidadas.

Veja abaixo um vídeo da tela do sistema, mostrando um contato entre o Willian PT7WM e  o Rosemar PY6RL mostrando o recurso denominado denoiser, que reduz drasticamente o ruído de fundo do áudio:




O sistema do Nailton foi instalado numa área rural, onde não há internet. Por isso, vale frisar que foi o próprio colega quem teve de providenciar toda a infraestrutura de rede até o local. Ele utilizou para isso um link de dados ponto a ponto na faixa de 5,8GHz que liga o sítio aonde está o KiwiSDR até sua residência em Caruaru, distante cerca de 17Km.

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem