Finalmente chegou! Já a partir de amanhã, dia 12/12 e indo a até domingo, 15/12, os radioamadores do Brasil e do mundo estarão mirando suas antenas para as 20 estações que estarão transmitindo a partir de parques e re6servas estaduais e nacionais em todo o nosso país. É a SEMANA DOS PARQUES NO BRASIL. 

Desde o seu lançamento, no início de Outubro, o QTC da ECRA vem divulgando este evento. A atividade estará validando o lançamento do DIPLOMA FLORA E FAUNA DO BRASIL e ainda é válido para os diplomas do WORLD WIDE FLORA AND FAUNA, ou WWFF. Este programa é dedicado a divulgar a importância de proteger a natureza, a flora e a fauna. Neste sentido, os radioamadores participantes montam e operam suas estações em parques e áreas naturais protegidas, o que atrai atenção para essas áreas além de proporcionar aos participantes uma excelente oportunidade de contato com a natureza.


No Brasil, a subdivisão do WWFF é o programa PYFF, que trata da divulgação da presença de radioamadores nos parques nacionais e demais áreas de preservação da natureza brasileira. Podem ser feitos contatos bilaterais e de radioescuta em diversos modos: cw, satélite, modos digitais e demais formas de contatos realizados pelo Radioamadorismo.

O evento é organizado pelo Ronaldo Val, PS8RV, e é reconhecido internacionalmente por meio da organização que gerencia o diploma WWFF, que já divulgou o evento brasileiro em seu site. O próprio Ronaldo estará em uma destas ativações, mais precisamente na Floresta Nacional de SÃO FRANCISCO DE PAULA, no Rio Grande do Sul, aonde estará operando a estação ZY3F com mais cinco colegas.


Além de ZY3F, na semana passada, divulgamos as 20 expedições que estarão literalmente indo ao encontro da natureza, distribuídas em diversos locais pelo Brasil afora. Clique aqui para mais detalhes.


Foi criado um mapa interativo aonde é possível ver no Google Maps a localização precisa de cada uma das expedições. Veja abaixo:





Próximo a Campina Grande alguns colegas estarão ativando a Reserva Ecológica Mata Do Pau-Ferro, na cidade de Areia:



Eles estarão por lá no sábado e no domingo, operando de 80m a 10m em vários modos. Para mais informações sobre a ativação paraibana, visite a página do facebook. Numa ação concreta para marcar a sua presença no local, os colegas paraibanos estarão plantando uma muda de árvore para cada 19 contatos com ZY7FF confirmados no QRZ.COM. 

E a iniciativa não é exclusiva dos colegas paraibanos. Algumas expedições também estão se mobilizando para fazer o mesmo. Até o fechamento desta matéria, temos notícia de ao menos uma: ZW1TP, que tem como coordenador o Carlos Guinle PY1CG. Ele entrou em contato com a coordenação do Parque Estadual dos Três Picos, que doou 150 mudas de árvores nativas para ajudar a recompor a floresta, que recentemente sofreu com um incêndio. E a promessa é que, havendo mais do que 1500 contatos, novas mudas serão providenciadas.

Mais uma excelente razão para fazer contato com eles não é mesmo? Mais informações, clique aqui.

Para maiores informações sobre o evento, inclusive sobre os procedimentos operacionais para ativar um parque com segurança e responsabilidade, visite o site oficial www.radioexpedicao.com


Até lá!!!! 




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem