Traduzido por Alisson, PR7GA
Texto escrito por Rajesh Vagadia, VU2EXP

Entre os dias 2 a 6 de dezembro de 2019, na Escola de Ciências da Universidade RK, na Índia aconteceu um Workshop Especial de Física Aplicada. Participaram do evento cerca de 50 estudantes do último ano do curso de Bacharelado em Física de várias faculdades de toda a região. 

Em 4 de dezembro de 2019, eu, Rajesh Vagadia VU2EXP (Coordenador Regional da AMSAT-INDIA) fiz uma exposição detalhada sobre radioamadorismo e suas aplicações na ciência, bem como uma demonstração de comunicação via satélite ao vivo.


Para começar, eu dei uma visão completa sobre o radioamadorismo, desde o CW até satélites! 

VU2EXP fala sobre radioamadorismo, desde CW até Satélites 

Falei sobre procedimentos e protocolos operacionais, sobre os diversos eventos radioamadorísticos, os diferentes modos de operação, incluindo CW, SSB, FM, Digital, SSTV, APRS. Também falei sobre como obter sua licença de radioamador mediante um exame. Também trouxe e apresentei alguns artigos selecionados relativos ao nosso hobby, como antenas, acessórios, um modelo de satélite CubeSat, SDR Dongle, transceptor VHF, HTs, fontes de alimentação, Chaves Morse, cartões QSL, prêmios concedidos pela ARISS , etc. E, claro, também trouxe minha antena IOio Sat, fabricada em casa. (Projeto da antena, clique aqui)


Em seguida, falei sobre o funcionamento da AMSAT e seu lema, bem como "programa de extensão estudantil da ARISS". Também coloquei para os estudantes ouvirem o QSO  entre a estudante de 13 anos Sakshi Vagadia e a astronauta Sunita William a bordo da ISS, realizado em 14 de novembro de 2012 dentro do programa ARISS. Veja abaixo:



Os alunos ficaram surpresos ao ver do que o radioamadorismo é capaz na área da ciência, chegando até aos astronautas da ISS e ainda mais com a  reflexão lunar ou EME! 

Foram levantadas muitas perguntas sobre diferentes tópicos ao longo da sessão, e os alunos ficaram satisfeitos com as respostas dadas. Eu sempre os incentivo a fazer perguntas a qualquer momento e obter resposta imediata.

VU2EXP respondendo às perguntas dos alunos

Após a palestra, os alunos também participaram de demonstrações práticas: 

•  Demonstração do Código Morse: Eles acharam curioso que o som pudesse ser utilizado como um idioma! 

• Demonstração VHF(voz): três grupos de alunos foram formados e conversaram por meio de rádios HT. Isto os deixou bastante empolgados, mesmo com seus caros aparelhos iPhone... hi
Socialização com demonstração de voz VHF

• Demonstração de APRS: Antes do evento, informações foram compartilhadas com a administração da universidade e os alunos sobre como rastrear meu deslocamento deste meu QTH até o local do evento por meio do site https://aprs.fi  e o indicativo (SSID) VU2EXP-10.

Para minha surpresa, um grupo de estudantes estava me esperando na porta da universidade! De fato, todos estavam ao vivo acompanhando todo o meu trajeto via APRS! 

Tela do rastreamento via APRS

• A atração principal foi a demonstração de contatos via satélite. O cubesat AO91 foi o escolhido para esta demonstração, considerando a elevação de 44° e o horário de sua passagem, às 12:47 horário local. A demo foi anunciada anteriormente entre os colegas radioamadores. Todos os participantes do workshop se reuniram 15 minutos antes da passagem do satélite no terraço do edifício, aonde não haviam obstáculos próximos.

Preparação para o contato com a antena IOio

Previamente eu expliquei aos alunos diversos conceitos e termos utilizados em comunicaçõs via satélite como AOS, TCA, LOS (respectivamente, hora do início, elevação máxima e fim da passagem do satélite), frequências de subida (uplink) e descida (downlink), efeito Doppler, rastreamento com aplicativos, etc. 

Para o contato, eu usei a antena IOio, que é dual band, com dois HTs separados. A freqüência e o subtom foram definidos e testados. Para a Tx, utilizei um microfone de mão, e para Rx, uma caixa de som foi conectada ao HT para que todo o grupo pudesse ouvir o contato. No horário previsto, fiz algumas chamadas... e logo ouvi uma estação me contestando!!! Sucesso!!! 


Inicialmente, houve QSB, mas finalmente consegui fechar o 1º QSO via satélite com o colega VU3PEN de Hyderabad (MK97em) a 955 km de nós. Os alunos não escondiam sua alegria e contentamento! Logo trabalhamos a 2ª estação: VU3BXS de Haryana (MM80pd) a 1083 km de distância. 

Para nossa surpresa, o terceiro contato foi feito com a estação DX A65BP dos Emirados Árabes Unidos (LL75qj) a 1602 km de distância. O quarto contato foi com VU2DGR de Kerala (MJ89gg) a 1576 km de distância. 

Ainda cheguei a ouvir, bem no final da passagem, o colega R9LR (MO27qf) a 3907 km de distância. Tentei por várias vezes, mas infelizmente não consegui estabelecer contato.

Os alunos ficaram muito empolgados e animados com a demonstração ao vivo. Muitas outras perguntas foram respondidas e também tiramos várias fotos.


Toda a apresentação durou cerca de 4 horas, desde a apresentação até as demonstrações.

Agradeço a VU3PEN, VU3BXS, A65BP, VU2DGR e R9LR por prover valiosa ajuda para minhas atividades de demonstração. Esta foi a minha primeira demonstração via satélite  (AO91) para um grupo de estudantes que desfrutaram intensamente de toda a apresentação. 

Agradeço também aos professores Harshal Desai, Dr. Savan Katba (Coordenador), Dr. Ashish Tanna (HOD Physics) e a Escola de Ciências da Universidade RK de Rajkot por me oferecerem uma maravilhosa oportunidade para demonstrar um pouco do radioamadorismo.

Equipe de professores


Forte 73 

Rajesh Vagadia VU2EXP 
Rajkot - Gujarat (Índia) 
Coordenador Regional 
Zona Ocidental da Índia
AMSAT-INDIA 

Contato:
Telefone: 9898283916

Fontes:

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB



Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem