Por Alisson, PR7GA

Noticiamos ontem o incrível recorde alcançado na banda de 70 centímetros. Hoje é a vez de noticiarmos que um novo recorde foi quebrado, porém, na banda dos 2 metros.



Na semana passada, a banda de VHF esteve notavelmente favorável a contatos DX, permitindo muitos contatos com a Europa. Isto coincidiu com um duto marítimo que conectou este continente com a costa oeste da África.

No dia 28 de dezembro, Ian, GM3SEK, conseguiu contato com D41CV (Cabo Verde, de novo!), vencendo uma distância de 4.565 km, o que lhe garantiu um novo recorde em tropo da região 1 da IARU em 144 MHz. Saiba mais sobre a propagação troposférica clicando aqui.

Porém, este recorde durou pouquíssimo tempo. Em 1º de janeiro de 2020, mal o Ano Novo começou, o colega Callum, GM0EWX na Ilha de Skye, no oeste da Escócia, conseguiu contato com D41CV em FT8, aumentando o recorde para incríveis 4.776 km! 

Para colocar em perspectiva, isto corresponde aproximadamente à distância que separa a cidade de João Pessoa na Paraíba da cidade de Santiago no Chile!

Créditos da imagem: EI7GL

O colega escocês fez o contato com um IC-7100 com amplificador linear, 400W de potência e uma antena yagi de 15 elementos a cerca de 15 metros de altura do solo. Nada mau!

Fonte: https://ei7gl.blogspot.com/2020/01/remarkable-start-to-new-year-with-new.html
Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem