Por Alisson, PR7GA

Por conta dos ciclones tropicais e das inundações, uma ameaça sempre presente no estado indiano de Odisha, os radioamadores locais têm de estar sempre prontos para entrar em ação, caso necessário. O QTC da ECRA trouxe uma matéria a respeito de um caso desses, quando estes colegas foram chamados a atuar diante da destruição causada pelo ciclone Fani em 2019. Clique aqui para ler.


Para treinar os voluntários para estarem prontos a atuar de forma correta, a Associação de Radioamadores de Odisha promoveu neste fim de semana, dentro de seu encontro anual, um exercício de preparação para ciclones e inundações.

O local escolhido foi uma ilha situada na costa leste da Índia chamada Sea Mouth, no lago Chilika. O encontro/exercício ocorreu de 14 a 16 de fevereiro e foi realizado por um pequeno grupo de radioamadores. Usando baterias e painéis solares e operando em tendas, os colegas voluntários transmitiram em 40, 20 e 10 metros, simulando um cenário pós-desastre. 

Esse tipo de preparação se mostrou extremamente importante no episódio do ciclone Fani. Na época, quando a tempestade atingiu a Índia, coincidentemente próximo ao local do encontro, os radioamadores haviam terminado o seu exercício simulado apenas um mês antes. Assim, quando ocorreu o desastre, todos estavam preparados para agir.

A localização é ideal para esse exercício, pois é um ambiente sem ruído, juntamente com a aventura de operar na costa de um dos maiores lagos de água salgada da Ásia, local onde o lago encontra o mar. Todos os radioamadores que fizeram contato com a equipe durante o exercício receberão cartões QSL. Para mais detalhes, visite o site da sociedade em arso.org.in.

Fonte: https://www.arnewsline.org/news/2020/2/13/amateur-radio-newsline-report-2207-for-friday-february-14th-2020

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem