Por Alisson, PR7GA

O modo DV (Digital Voice) e suas diversas redes têm tido uma expansão muito grande nos últimos anos. Embora não dependa da internet para funcionar, este modo utiliza a rede mundial de computadores para prover algumas funcionalidades bastante interessantes e úteis, como a possibilidade de conectar radioamadores em qualquer lugar do mundo para uma animada rodada. Ou, melhor ainda, uma radiopalestra.

É isto que acontecerá na próxima terça-feita (17/03) às 21 horas no TG 742942 da rede Brandmeister/DMR, interligado com as redes D'Star no XRF724D e C4FM no YSF BRASIL-724. Semanalmente, neste dia e QTR, acontece o NetBR, um encontro semanal de radioamadores onde temas ligados ao nosso hobby são tratados em formato de radiopalestra por colegas que entendem do assunto em questão.

Para a edição vindoura, o tema escolhido é o infelizmente onipresente surto de COVID-19, conhecido também por "novo coronavírus". Além de afetar a todos e trazer transtornos para quase todas as áreas, naturalmente o surto também tem afetado a nós, radioamadores, como foram os casos de vários encontros, feiras e expedições que estão sendo canceladas pelo mundo.

Para falar aos colegas ouvintes na próxima terça, foi convidado o Coordenador Geral da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER-SP), o Tenente Coronel Médico PM Hilton Telles Libanori, PY2BBQ. Ano passado, Hilton apareceu aqui no QTC da ECRA quando deu uma entrevista falando sobre radioamadorismo ao Podcast oficial do Governo de São Paulo.


Hilton, PY2BBQ

O título da radiopalestra, conforme consta no material de divulgação, é "PANDEMIA COVID-19: o lugar mais seguro é o shack!". Durante cerca de uma hora, Hilton irá trazer importantes informações sobre a pandemia e como ela tem nos afetado enquanto radioamadores e também como cidadãos. Ao final, como é tradicional nos encontros NetBR, responderá perguntas dos colegas ouvintes.

Para ouvir a radiopalestra, basta sintonizar seu rádio DMR, D'star ou C4FM no respectivo TG. E quem não tem rádio digital, não irá perder. O Guillermo, PY2BIL, disponibilizará um link para que os colegas possam acompanhar a radiopalestra via internet e por meio de seu navegador no celular ou computador. O link, que só ficará ativo no horário da radiopalestra, é este:

http://py2bil.caster.fm/

Não perca! Nesta próxima terça, às 21 horas QTR de Brasília, a NetBR apresenta: "PANDEMIA COVID-19: o lugar mais seguro é o shack!"





Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem