Radioamadorismo como ferramenta de ensino na Universidade Federal de São João Del-Rei

A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em sua unidade entre as cidades mineiras de Ouro Branco e Congonhas, na região do Alto Paraopeba, está iniciando projetos educacionais a fim de difundir os conhecimentos sobre radiocomunicação usando o radioamadorismo. A idéia é reunir alunos dos cursos de Engenharia, principalmente da Engenharia de Telecomunicações, para capacitá-los nas diferentes modalidades do radioamadorismo e radioescuta, tais como CW, contatos via satélite e modos digitais. Esses universitários deverão realizar experimentos, montagem de equipamentos e antenas e, principalmente, realizarem contatos com radioamadores para que possam não só ampliar seus conhecimentos adquiridos nos bancos universitários, mas também aprender com a enorme experiência e capacidade técnica que a comunidade radioamadorística possui.

Atualmente, a iniciativa já conta com um aluno radioamador, que irá dar aulas e promover gincanas e demais desafios, usando o CW e radioescuta, para os alunos mais jovens das escolas do ensino fundamental de Ouro Branco. Posteriormente, experimentos usando satélites deverão ser desenvolvidos com os alunos do ensino médio, a fim de motivá-los a conhecer o radioamadorismo e a radioescuta, procurando assim, desenvolver nesses estudantes a paixão pela ciência, pela eletrônica, pela radiocomunicação.

Outra frente a ser explorada consiste na montagem de equipamentos que motivem os próprios alunos de Engenharia de Telecomunicações. Incentivado pelo grupo do Instituto Federal Fluminense, PY1IFF, liderados pelo professor Eduardo, PY1EB, o grupo do Alto Paraopeba montará também uma estação WSPR (Weak Signal Propagation Reporter) em 20 metros, para auxílio no monitoramento da propagação nessa faixa.

A UFSJ já possui um indicativo, o PY4CAP, e poderá dar continuidade ao trabalho assim que os efeitos da atual pandemia passarem. Aos ouvintes do QTC da LABRE (bem como do QTC DA ECRA) que desejarem conhecer maiores detalhes e apresentar sugestões, podem fazê-lo enviando um e-mail para o coordenador do grupo, Marconi - PY4CN, no endereço: marconi@ufsj.edu.br

Fonte: QTC Falado Nº 05/2020 da Labre nacional (http://labre.org.br/qtc)

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem