Por Alisson, PR7GA

Há algumas semanas, conforme noticiado em vários locais e também no QTC da LABRE 08/2020, o radioamadorismo brasileiro perdeu uma de suas figuras históricas e ilustres, Elza Cobra de Moraes, PY2DHP. Junto com seu esposo, Wilson de Moraes PY2DCP e mais o Romeu Toddai, PY2DJE, "Elzinha", como era conhecida, foi responsável por dois livros por meio dos quais uma grande parte dos radioamadores que entraram no hobby estudaram, a partir da década de 1970, para realizar seus exames junto ao hoje extinto DENTEL: o "Curso para Radioamadores". Dividido em dois volumes, foram o material básico de estudo para as provas da época.

Elza, em seu shack, há alguns anos

Além do valor histórico, ambos contém material riquíssimo sobre CW e especialmente radioeletricidade que hoje são escassos. Para quem quer estudar e aprender o básico sobre eletrônica e telecomunicações para iniciar no radioamadorismo, são uma ótima pedida. Apenas o material referente à legislação, evidentemente, não está mais valendo hoje.

Infelizmente, ambos os livros se encontram fora de catálogo há décadas e só podem ser encontrados em sebos de livros usados. Porém, graças a colegas que possuem exemplares dos livros, disponibilizamos os mesmos para download, logo abaixo.




Viva o radioamadorismo!


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem