QTC INTEGRAÇÃO – 24 ed./2018



Em 05/09/2018





Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 24 de 2018. Hoje, 05 de Setembro de 2018.



Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.



O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz. A partir desta semana, em fase de testes, também estaremos transmitindo o QTC simultaneamente na faixa dos 40m, na frequência de...



Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUB. Estamos também transmitindo AO VIVO pelo Facebook no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB.



Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.



LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP.



Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.



Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?



MANCHETES DE HOJE DO QTC ECRA – 05/09

AOVIVO.ECRA.CLUB



·      ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A FETECRA 2018

·      UMA MODIFICAÇÃO DE 10 CENTAVOS QUE VAI TURBINAR SEU HT

·      NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP

·      PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT

·      PUBLICADA NO D.O.U. A NOVA RESOLUÇÃO QUE REGERÁ O RADIOAMADORISMO

·      SISTEMA DE RÁDIO PACOTE DA ISS VOLTA A FUNCIONAR

·      EQUIPAMENTO DE RÁDIO É DOADO PARA COMUNICAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM HONDURAS

·      SOMOS AINDA RELEVANTES?

·    ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A FETECRA 2018



Na última quinta feira, dia 30 de agosto, estiveram reunidos na sede da ECRA, a Escola e Casa de Radioamadores de Campina Grande, a equipe que gerencia e organiza a FETECRA - Feira e Encontro de Radioamadores de Campina Grande.  Além do presidente da ECRA, João Barros PR7TT, estiveram presentes Valério Porto, PU7GVP, Marco Antônio, PU7ETS, Joelson Nogueira PU7GJC, Ataíde PR7ZY, Edson PU7EMR, Alisson Teles PR7GA, Edmar PU7ESE e Harisson PU7HSI.



Na reunião, ficaram definidos os pontos principais para dar o pontapé inicial à organização do grande encontro. O KIT FETECRA, composto de 01 Boné FETECRA, 01 adesivo FETECRA, senha para participação no café da manhã e almoço, além da participação no sorteio dos brindes, terá o custo de R$35,00. Porém, a equipe definiu um brinde extra para os primeiros 50 inscritos confirmados: uma camiseta FETECRA personalizada com o nome e o indicativo do(a) colega(a) inscrito(a).



Para realizar a sua inscrição, o interessado deve primeiro realizar o depósito referente aos KITs desejados na conta da ECRA, cujos dados transcrevemos a seguir:



Banco do Brasil

Agência: 0063-9

Conta Corrente: 12376-5

CNPJ: 08.716.425/0001-03



Em seguida, deverá enviar seus dados juntamente com o comprovante de pagamento através do formulário online que está disponível no seguinte endereço:



http://kit.ecra.club



Caso haja alguma dificuldade no acesso ou envio dos dados por este meio, os mesmos também poderão ser enviados por meio de WhatsApp ao responsável pelas inscrições, Alisson PR7GA, pelo seguinte número:



(083) 98890-3221



Por este mesmo número, o colega Alisson está QRV para sanar quaisquer dúvidas referentes às inscrições.



Como forma de eternizar queridos colegas que já se foram e outros que estão conosco pela expressiva contribuição ao Radioamadorismo e especialmente pelos serviços prestados à ECRA, a equipe também decidiu prestar homenagem dentro da FETECRA aos seguintes colegas:



José Morais, PR7MD, sk*

Gabmar Cavalcanti, PR7GA, sk*

Pedro Feitosa, PR7LAJ, sk*

Adeval Chagas, PR7AV

Chico Chaves, PR7AZU



As respectivas famílias serão especialmente convidadas à FETECRA para receberem as justas homenagens.



Também foi definida a programação oficial do evento no dia 30 de Setembro, como segue:



7:30 - RECEPÇÃO E ENTREGA DOS KITS

8:00 - CAFÉ DA MANHÃ

9:00 - INÍCIO DA FEIRINHA

10:00 - ABERTURA OFICIAL e HOMENAGENS

12:00 - ALMOÇO

13:00 - SORTEIO DE BRINDES



Falando nos brindes, já temos confirmados os seguintes itens:



·       Seis  rádios, sendo um doado por Valério PU7GVP, dois por João Barros PR7TT, um por Aníbal PR7AN, um pela ECRA e um de Carlinhos Santa Clara PU7EDR.

·       Uma rede doada por Edson PU7GEB

·       Um carneiro doado por Azevedo

·       4 canecas de porcelana da ICOM, doadas por Valério PU7GVP



A próxima reunião já ficou definida e marcada para amanhã, 06 de Setembro, onde o planejamento deste grande e inesquecível encontro terá continuidade. Os diretores estão CONVOCADOS, mas qualquer colega que queira de alguma forma contribuir ou ajudar a FETECRA também está convidado. Amanhã, quinta-feira, às 19h, na sede da ECRA.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Uma modificação de 10 centavos que vai turbinar seu HT



Quando estamos operando com equipamento portátil, as antenas de nossos HTs não são muito eficientes nem adequadas para comunicações. Eles falham miseravelmente por conta de sua baixíssima eficácia devido ao seu projeto e tamanho! Do ponto de vista técnico, elas nada mais são do que uma carga fantasma que funciona como uma antena!



A modificação a seguir ajudará você a aproveitar ao máximo seu HT, aumentando a eficiência da antena de fábrica. O custo é apenas um pedaço de arame, ou 10 centavos!



ALGUNS FATOS SOBRE AS ANTENAS DE HT



Vários testes feitos em entidades certificadoras nos EUA demonstram que as anteninhas de borracha dos HTs têm ganho NEGATIVO de -5db, comparado a uma antena de um quarto de onda. Em termos de potência irradiada efetiva (ERP), isso significa que um HT de 5 watts com uma antena de fábrica irradia apenas 1 watt. Operar um HT no seu cinto é ainda pior. A atenuação é de -20db, o que faz os 5w virarem apenas 50 milliwatts! Isso é 1/20 de um watt! Devido à antena de seu HT que vem de fábrica, você está efetivamente jogando potência fora!



UM POUCO DE TEORIA



Em todo o mundo, a antena mais fabricada pelos radioamadores é a dipolo de meia onda. Sabe porquê? Não é porque ela é a mais bela, ou a mais fácil, mas simplesmente porque é uma das mais eficientes e com melhor custo-benefício. Uma antena dipolo também é muito fácil de ser calculada.



Uma outra antena bastante difundida é a famosa pé de galinha, ou a antena de ¼ de onda vertical. Também é muito utilizada especialmente nas bandas baixas de HF, onde a construção de dipolos é impraticável pelo tamanho monstruoso.



Em comum a estas e a quase qualquer antena existente, observe que todas elas requerem a conexão, via cabo coaxial, de um pólo positivo ao elemento da antena e também da malha do cabo a outro elemento da antena. Isto se deve à natureza do sinal de rádio, que é altenado, ou seja, fica continuamente “mudando de polaridade”. Então, falando em termos simples, uma antena é como uma balança: tem um lado “positivo” e um lado “negativo” que tem de estar equilibrados.



Porém, você notou que sua antena bananinha, apesar de se conectar mecanicamente à carcaça do rádio, ou seja, ao negativo, daí pra frente não há mais nada? Ou seja, sua antena bananinha só tem ligação ao positivo da saída do rádio!!!!! É exatamente da falta da conexão “negativa”, por assim dizer, que vem o desempenho sofrível da anteninha. Some-se a isso o seu tamanho reduzido, e temos a receita do desastre!



A MODIFICAÇÃO



Um método simples, barato e eficaz para melhorar uma antena “bananinha” é adicionando um rabicho de fio à carcaça do rádio. Desta forma, nós completamos a metade que estava faltando, e a antena pode operar como qualquer outra, de forma “blanceada” por assim dizer.



Você pode facilmente fazer esta modificação cortando um pedaço de fio de comprimento correspondente a ¼ de onda da faixa que está operando. Isto dá cerca de 49cm para 2m e 29cm para UHF. Pegue o fio, desencape uma das pontas e conecte a um ponto da carcaça do HT, como por exemplo, o próprio conector da antena, em sua parte externa. Caso o conector seja embutido, muitos HTs têm contatos metálicos na bateria para carregador. Basta prender o fio ao pólo negativo.



A ponta que ficou solta deve ser isolada, pois uma característica das dipolos é que em suas pontas existe alta tensão de RF, e encostar nelas vai lhe dar um pequeno choque ou até uma pequena queimadura, dependendo da potência.



Como o fio é flexível, você pode enrolá-lo no clip do cinto quando não estiver em uso. Mas atenção! Para que a modificação funcione, o fio deve estar estendido!



Pronto! O que você fez é chamado tecnicamente de “contrapeso de RF”. No projeto dos HTs, os engenheiros usam em seus cálculos como contrapeso o corpo do operador, daí a baixíssima eficiência da antena original. Quando colocamos o fio, como é muitíssimo melhor condutor que nós, a antena melhora consideravelmente de desempenho.



Relatos de colegas têm dado conta que, em regiões remotas, repetidoras que antes sequer eram ouvidas simplesmente passaram a marcar metade da escala. E em transmissão, os resultados também são excelentes.



Em condições extremas, outra coisa que pode melhorar bastante o sinal é segurar o contrapeso com a mão para guiar o padrão de radiação. Isso produz um sinal dramaticamente mais forte do que deixá-lo solto verticalmente em direção ao solo. Experimente mudar a direção e a inclinação do contrapeso para obter os melhores resultados. Fazendo assim, você está criando um tipo de dipolo vertical alimentado pelo centro tipo "V" com um pouco de ganho comparado com a antena instalada de fábrica.



http://www.hamuniverse.com/htantennamod.html



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP



PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





PUBLICADA NO DOU A NOVA RESOLUÇÃO QUE REGERÁ O RADIOAMADORISMO



Foi publicada no último dia 30 de agosto no Diário Oficial da União a Resolução 697, de 28 de agosto de 2018, que atribuiu e destinou novas faixas de radiofrequência ao Serviço de Radioamador e aprovou o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências pelo Serviço de Radioamador. Entre as novidades, estão o acréscimo das faixas de 620m, 2200m e 60m, além do aumento das faixas de 80m e 30m. Além disso, a classe A poderá agora operar com até 1500W de potência. A Classe C agora poderá operar em 40m de 7000 a 7047KHz. A classe B não teve alterações.



No entanto atenção: a nova resolução apenas entrará em vigor após 90 (noventa) dias contados da data de sua publicação. Enquanto isso mantêm-se todos os dispositivos da atual Resolução nº 452, sem acesso às novas faixas. Neste período a Anatel desenvolverá consulta, análise e ato normativo complementar com novo plano de bandas. Assim, quando o regulamento tornar-se vigente, estarão publicadas também as orientações sobre os usos específicos de cada subfaixa.



Para acessar a Resolução 697 publicada no Diário Oficial da União, visite: https://tinyurl.com/dou-res-697



Para informações sobre a aprovação da Resolução 697, visite: https://tinyurl.com/nova-res-esp



Para acessar a atual Resolução 452, ainda vigente até encerrar o período de vacância da nova norma, visite: https://tinyurl.com/anatel-res-452



LABRE/GDE, 30 de agosto de 2018.




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Sistema de rádio pacote da ISS volta a funcionar





Semelhante à verdadeira ressurreição do satélite AO-7 há vários anos, o sistema de rádio por pacote da Estação Espacial Internacional (ISS) começou a funcionar novamente. O engenheiro de projetos radioamadorísticos da NASA, Kenneth Ransom, N5VHO, disse no fim de semana que os relatórios que ele recebeu indicaram que o sinal de rádio pacote NA1SS retornou em meados de agosto, há cerca de 11 dias. Ele declarou não fazer ideia de quanto tempo vai durar as transmissões, dado o estado precário do equipamento a bordo da ISS. Ransom disse também que o sistema “ressuscitado” preencherá a lacuna até que um equipamento de substituição suba no final deste ano em um veículo de fornecimento Progress e seja instalado pela equipe assim que possível.



Vários relatos pelo mundo atestam a recepção destes sinais. Transmitido na freqüência de 145.825 MHz, o sinal foi copiado na Europa, América do Sul, Índia e em outros lugares.



A ARISS disse que a instalação do novo módulo dependerá do tempo disponível da tripulação, mas expressou a esperança de que o novo hardware do sistema de pacotes possa estar online novamente até o final de novembro.


http://www.arrl.org/news/an-amazing-recovery-ariss-packet-system-revives






Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?









Equipamento de rádio é doado para comunicação de emergência em Honduras



A Comissão Nacional de Telecomunicações de Honduras (CONATEL) entregou em 22 de agosto ao COPECO, equivalente hondurenho da Defesa Civil daquele país equipamento de rádio doado para uso em um projeto piloto da União Internacional de Telecomunicações (UIT) que visa tirar maior proveito do sistema de e-mail Winlink HF para comunicação de emergência. O projeto piloto da UIT inclui a América Central e o Caribe com o objetivo de alcançar toda a América do Sul. O Winlink já desfruta de amplo uso na América do Norte pelas equipes do Serviço de Emergência de Radioamador (ARES). A ITU doou o equipamento.



O representante da UIT, disse que “O mais importante é que os órgãos governamentais, ONGs e os radioamadores comecem a trabalhar com a ferramenta Winlink. Estou muito feliz em saber que estamos fazendo algo antes do desastre". A doação consiste de um rádio HF, um rádio VHF, um dipolo multibanda, uma antena VHF, um sintonizador automático de antena, um modem e um cabo coaxial.



O chefe da COPECO, Lisandro Rosales, disse que um dos objetivos de sua agência é fortalecer as tecnologias de informação e comunicação (TICs) - uma iniciativa primária da ITU. Ele afirmou: “Percebemos que as telecomunicações são um elemento-chave para dar alertas prévios e avisar sobre o perigo iminente, ou para coordenar atividades de assistência ou reconstrução.”



Os técnicos da COPECO, juntamente com os profissionais do Sistema de Emergência Nacional 911 e do pessoal da CONATEL, iniciaram uma série de workshops, com o apoio de radioamadores hondurenhos.



“Estes equipamentos de rádio permitirão que socorristas que trabalham durante emergências enviem informações [através de bandas de HF], quando houver blecaute telefônico ou digital ou se houver falta de energia elétrica”, comentou Omar Paredes, HR1OP, secretário do Clube Central de Radioamadores de Honduras (CRACH).



SOBRE O WINLINK



O Winlink é um serviço mundial de e-mail que usa radiofreqüência onde a internet não está presente, e é capaz de operar completamente sem a internet - automaticamente - usando uma rede inteligente de retransmissores de rádio. O Winlink fornece aos seus usuários emails com anexos, relatórios de posição, boletins meteorológicos e informativos, e é bem conhecido por seu papel nas comunicações de emergência e socorro a desastres. Operadores ou estações Winlink licenciadas usam as faixas de radioamador e frequências de rádio do governo em todo o mundo. O sistema é construído, operado e administrado inteiramente por voluntários licenciados. O suporte para o sistema é fornecido por uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos dos EUA.


http://www.arrl.org/n ews/ham-radio-equipment-for-emergency-communication-delivered-in-honduras





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Somos ainda relevantes?



Para reflexão...



Rick Roderick, K5UR é o presidente da ARRL, a associação americana de radioamadores. Recentemente, numa palestra, ele foi perguntado se o radioamadorismo continua sendo relevante nos dias de hoje, em meio à revolução na tecnologia que a cada dia avança mais rápido. Ele respondeu:



“Bem, vamos ver: somos comunicadores mundiais, pois nos conectamos praticamente a qualquer lugar do mundo. Nós gostamos de servir à sociedade. Nós ajudamos em emergências e desastres e ajudamos a salvar vidas. Conversamos com pessoas que estão desde as selvas da África até as praias do Pacífico Sul. Nós enviamos sinais à Lua e conseguimos recebê-los de volta. Nós conversamos com os astronautas. Nós promovemos e difundimos a tecnologia. Nós fazemos coisas positivas. Então, com certeza absoluta, somos relevantes.”








Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. ADQUIRA SEU KIT DA FETECRA! INFORMAÇÕES, ACESSE KIT.ECRA.CLUB. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?













       Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.







       Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".







Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.







Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.







Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!













COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES



QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem