QTC INTEGRAÇÃO – 25ª ed./2019
Em 04/09/2019

PASSAR A REMÍGIO PY7PR

Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 25 de 2019. Hoje, 04 de Setembro de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE
439.400 Carpina (Rogério PU7VRB)

10 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ









RODADA GERAÇÃO KIDS 



Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/

Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César












Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





https://qtcecra.blogspot.com/2018/08/a-historia-da-faixa-do-cidadao-px.html

Provas para radioamador disponíveis em PE, PB e RN. Aqui em João Pessoa, há 20 vagas para o dia 27. Fte 73 de PR7GA
ECRA fará demonstração do Radioamadorismo em praça pública no Dia do Radioamador Brasileiro
Por Alisson, PR7GA

Como parte de suas atribuições e diante do legado deixado pelos pioneiros, a ECRA promoverá em 2019 uma demonstração pública e exposição de itens relativos ao Radioamadorismo no centro da cidade de Campina Grande, PB. A data escolhida, como não poderia deixar de ser, é o dia 05 de Novembro de 2019, data em que se comemora, no Brasil, o Dia do Radioamador Brasileiro.

Nesta data, no ano de 1924, pela primeira vez o governo brasileiro reconhecia e autorizava oficialmente as operações dos radioamadores em território nacional. Em 2019, portanto, o radioamadorismo completa 95 anos de atividade oficial no Brasil.


O evento, que ainda está sendo formatado, contará com a instalação de uma tenda numa praça do centro de Campina Grande, onde será montada um estação totalmente operacional nas bandas de HF e 2 metros, exposição de equipamentos e rádios antigos, além de outras atividades que serão oportunamente anunciadas. Os escoteiros e outras entidades afins também serão convidadas a se integrarem neste projeto.


A direção da ECRA, desde já, convida a todos os colegas radioamadores campinenses e das cidades circunvizinhas para unirem-se conosco para mostrarmos que o radioamadorismo, além de útil ferramenta em tempos de dificuldade, também é um hobby cheio de possibilidades para aprendizagem técnica, companheirismo e muitas surpresas.  


TRANSMITIR IMAGEM 1


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Radioamadores lançam balão com radiossonda RS41; escoteiros participam

Por Alisson, PR7GA




No último domingo, novamente colegas radioamadores de Bauru capitaneados pelo Demilson PY2UEP realizaram o lançamento de um balão contendo uma radiossonda RS41 modificada. É o Projeto Ícaro (Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos RadiOamadores). Você pode saber mais acessando o site do projeto: http://projetoicaro.qsl.br/. No ano passado, o projeto Ícaro foi noticiado aqui no QTC da ECRA em duas ocasiões, aqui e aqui. Na ocasião, falamos respectivamente do lançamento do Ícaro 4 e do Ícaro 5.



Desta vez, para o Ícaro 6, uma grande novidade marca o lançamento da próxima radiossonda. Dois pesquisadores, trabalhando independentemente, conseguiram um feito inédito no mundo: a leitura de dados de sensores externos por meio de comunicação com Arduino via interface serial. Trata-se do Edson, PY2SDR, da AMSAT-BR, e o Marco Túlio, da Universidade Federal de Sergipe.

A radiossonda RS41 permite reprogramação para ser utilizada em nossas faixas, mas quando isto é feito, ela perde a capacidade de leitura de seus sensores meteorológicos de pressão, temperatura e umidade. Porém, com o trabalho realizado, ela agora consegue se comunicar com um arduino, o que abre um novo horizonte de possibilidades, como explica o Demilson, PY2UEP no site do Projeto Ícaro:


_______

O Ícaro 6 faz parte de uma série de voos testes da radiossonda RS41 modificada para operar na banda e em modos do serviço de radioamador.



O início dessa série se deu com o Ícaro 4, quando foi lançada, pela primeira vez aqui no Brasil, uma RS41 com firmware Open Source para operar dentro da banda amadora de 70cm e com modos de transmissão RTTY, CW e APRS. 



No Ícaro 5, Arraiá Aéreo, foi usada uma RS41 com RTTY, CW e um novo modo, bem mais robusto, chamado Horus (FSK), que conta com correção de erros (FEC).



Desta vez, junto com o Colégio Embraer - Casimiro Montenegro Filho, de Botucatu, vamos testar um novo firmware para a RS41, uma "jaboticaba" (que só existe aqui no Brasil) que adiciona a capacidade da RS41 em receber dados de sensores externos através de uma comunicação serial entre a sonda RS41 e o dispositivo externo. 


Essa implementação no firmware da RS41 abre muita possibilidade para experimentação: os mais diversos experimentos que necessitem de telemetria podem ser concebidos por estudantes em escolas e nós, radioamadores, podemos dar apoio com o nosso "know-how", para a parte de rádio.

Como sugestões de experimentos, temos:

-Estações meteorológicas remotas;

-Monitoramento de níveis de córregos (sistemas de alerta de enchentes);

-Experimentos embarcados em balões;

-Telemetria em aeromodelos, planadores, aeronaves de voo livre, etc;

-E o que mais a criatividade permitir!

________


No domingo, a radiossonda modificada foi lançada com sucesso a partir de Bauru, e para tanto estiveram reunidos vários jovens no Instituto de Pesquisas Meteorológicas - IPMet - UNESP sob o comando do Demilson PY2UEP. Estiveram por lá o Grupo Escoteiro Campos Salles - 117 de Barra Bonita-SP e alguns alunos que compõem a equipe do Colégio Embraer envolvida no projeto de modificação da radiossonda.  Os demais componentes  da equipe foram para o QTH do PY2SDR para acompanharem a telemetria do voo a mais de 100km de distância. O balão, cheio de hidrogênio, levou também, além da radiossonda, uma câmera filmadora 4K para gravar todo o voo.


Antes do lançamento, os escoteiros e demais jovens presentes ouviram uma explicação básica do que estaria poor acontecer e receberam pequenas fichas em papel, aonde escreveram mensagens. As fichas foram colocadas no interior do balão e posteriormente espalhadas, quando este estourasse.

O aluno de intercâmbio Timo (de camisa cinza e óculos), da Áustria, que esteve envolvido na integração do experimento junto com os alunos do Colégio Embraer tentando explicar para os escoteiros (com a ajuda do Pedro, intérprete) o que tinha dentro da caixa do experimento.  Missão dada, missão cumprida!

O balão foi lançado por volta das 11:25 da manhã, em concordância com o Aeroporto, e os colegas radioamadores da região iniciaram seu rastreamento. Como a radiossonda é equipada com GPS, ela envia, continuamente, informações sobre sua posição, velocidade de subida ou descida, etc, permitindo acompanhar sua trajetória. Ela subiu até uma altitude máxima de cerca de 30km, quando, como previsto, o balão estourou e ela iniciou a descida controlada por meio de um paraquedas.

Começava aí a operação de resgate, que mobilizou diversos colegas da região numa espécie de caça à raposa turbinada... Uns foram ao encontro da sonda na última posição reportada, enquanto que outros estavam de olho na QRG em que ela operava, caso houvesse algum sinal. No final, mesmo enfrentando uma chuva inesperada, muita estrada de chão e percorrendo algumas centenas de quilômetros, o equipamento foi recuperado com sucesso pelo Demilson PY2UEP, Gustavo PY2MSR e o Oziel PY2BSP.

Com a palavra novamente, o Demilson:

________
Agradecimentos:

Ao Edson, PY2SDR e ao futuro radioamador Marco Túlio da UFS, pelo tempo dedicado ao firmware da RS41, que em breve, estará no GitHub.

Ao pessoal do Colégio Embraer por, literalmente, embarcarem na nossa ideia!

73s de PY2UEP
________


Parabéns a todos os envolvidos e VIVA O RADIOAMADORISMO!!!!!!!

TRANSMITIR IMAGEM 2



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




ESCOTEIROS EM AÇÃO







Satélite AO-92 é utilizado em operação de resgate de emergência



Não há dúvidas do quanto o radioamadorismo é útil em situações de emergência, utilizando os mais variados meios para prover comunicação. Desta vez, um satélite esteve envolvido.

Em 27 de agosto de 2019, Clayton, W5PFG e seu pai, estavam atravessando o deserto de Chihuahuan no Parque Nacional Big Bend, Texas, EUA, quando seu veículo ficou preso na lama devido às recentes chuvas ocorridas na região.



Estando com ambos os eixos do veículo presos, eles não conseguiram se recuperar da situação, e assim, decidiram pedir ajuda, porém, só existe cobertura da rede celular na sede do parque. Onde os radioamadores estavam, não havia sinal, nem, por outro lado, repetidoras VHF ou UHF para tentarem pedir ajuda. O que fazer? As temperaturas de agosto neste deserto atingem mais de 45º celsius. 



Felizmente, Clayton conseguiu contato via satélite AMSAT AO-92 com Kevin, KK4YEL, na Flórida. Lançado em 2018 e também chamado de FOX 1D, este cubesat tinha uma passagem prevista na região. Utilizando o equipamento que seria utilizado para ativar aquele grid, Clayton solicitou que as outras estações cessassem suas transmissões e contatos enquanto ele passava informações de emergência para Kevin. Eram detalhes sobre a situação, incluindo latitude e longitude precisas, o número de telefone do Parque Nacional Big Bend, descrição do veículo onde os radioamadores estavam e o estado de saúde de ambos.


O colega Hector CO6CBF / W5CBF conseguiu gravar toda a passagem do satélite e registrou o comunicação de emergência. Ouça abaixo:


Outras estações que estavam na coruja ouvindo, incluindo Brian, KG5GJT, entraram em contato com a sede do parque. Em duas horas, o resgate chegou ao local e conseguiu retirar o veículo do atoleiro. Ninguém ficou ferido e nenhum equipamento foi danificado.


Clayton e Jack estavam tentando alcançar o grid DL88jx, um local bastante procurado por quem deseja conseguir o VUCC, um diploma da ARRL para as bandas de VHF e UHF que consiste em fazer contato com estações localizadas em, no mínimo, 100 GRIDs diferentes. Clayton já havia feito duas viagens bem-sucedidas ao DL88jx.

Clayton e seu pai expressaram profunda gratidão aos colegas envolvidos em seu resgate, o que demonstra a capacidade de resposta da comunidade radioamadorística.





Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


2 metros: Radioamadorismo vence e proposta da França é rejeitada


A proposta francesa para o compartilhamento da banda de 2 metros entre o radioamadorismo e o serviço móvel aeronáutico (AMS) foi finalmente rejeitada. 

Na reunião do Grupo Preparatório da CEPT esta semana em Ancara, outras administrações européias se opuseram ao pedido da França, como foi publicado pela REP de Portugal e repercutida no último QTC da ECRA. Como divulgamos há dois dias, caso houvesse ao menos seis votos contrários, a proposta cairia.

No entanto, é importante não baixar a guarda diante desta vitória: devemos continuar trabalhando para que a sociedade perceba o valor que o radioamadorismo tem, em especial nas emergências, como a única plataforma de comunicação possível em caso de falha das telecomunicações.

Acima de tudo, devemos estar cientes: sem o trabalho árduo feito pelos representantes dos radioamadores, tanto nacional quanto internacionalmente - esse resultado positivo não seria possível. Leia o que publicamos a este respeito aqui no QTC.

A seguir, um resumo da reunião de Ancara publicado pela Região 1 da IARU em seu site:

________
O Grupo Preparatório para a Conferência da CEPT se reuniu esta semana em Ancara, na Turquia. Os itens já firmados que interessam aos radioamadores foram os seguintes:

- Acordo para uma proposta comum europeia (ECP) para dar atribuição ao serviço amador à faixa de 50 a 52 MHz na Região 1 numa base secundária, mas com uma ressalva aos países em que o serviço amador terá uma atribuição primária na faixa de 50 a 50,5 MHz (Item 1.1 da Agenda da WRC)

- Acordo para excluir a banda de 47 a 47,2 GHz de uma ECP sobre espectro para as telecomunicações móveis internacionais (item 1.13 da agenda do WRC)

- Acordo para uma ECP que mantenha a atual alocação da faixa de frequências de 5725-5850 MHz numa base secundária ao serviço amador e ao serviço de amador por satélite (Item 1.16 da Agenda da WRC)

- Remoção da atribuição da faixa de 144-146 MHz para aplicações aeronáuticas da proposta francesa de estudo de espectro. (Item 10 da agenda da WRC)

- Acordado um projeto de resolução da WRC que destaca a importância da faixa de 1240 a 1300 MHz para o serviço amador e impede explicitamente a remoção das alocações existentes, por insistência da Comissão Europeia. A resolução que poderia excluir o serviço de radioamador desta faixa como item de proteção mundial dos sistemas regionais de navegação por satélite. (Item 10 da agenda da WRC)

- Não houve alterações na posição já acordada da CEPT sobre transmissão de energia sem fio (item 9.1.6 da agenda da WRC). Ele afirma que nenhuma alteração é necessária no Regulamento de Radiocomunicações para tratar da questão da frequência de operação do WPT-EV, mas deixa em aberto a questão de emissões espúrias advindas do sistema.

Comentando o resultado da CPG, o Presidente da Região 1 da IARU, Don Beattie, G3BJ, disse que a equipe da IARU em Ancara (os únicos representantes dos radioamadores na reunião) apresentou argumentos claros e convincentes para defender os interesses do radioamadorismo e ficou satisfeito que os reguladores tenham dado razão aos nossos argumentos, mostrando a força deles. Ele agradeceu a todos que contribuíram para o resultado no CPG.

O foco da discussão agora muda para o WRC no Egito em novembro para a resolução final. A IARU estará lá.




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

TRANSMITIR IMAGEM 3



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Repetidora de Guarabira-PB volta a operar
Por Hélio Neto, PR7AD

Mais uma repetidora para servir aos radioamadores e facilitar a comunicação para uma grande região paraibana. Na última segunda feira 02/09, estiveram reunidos em Guarabira-PB, os colegas: Alberto Júnior PR7AP, Irapuan PR7AR, Hélio Neto PR7AD e Josinaldo PU7HJH para reinstalação da repetidora 146.750.  


Após um período em manutenção e testes, ela agora foi devidamente instalada na Serra da Jurema, a aproximadamente 300 metros de altitude. Foi construída uma nova "casinha" para abrigar os equipamentos, e seu sistema irradiante conta agora com uma antena colinear composta por 4 dipolos dobrados. Nos testes iniciais a repetidora abrangeu grande parte do Estado do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.


A frequência da repetidora é 146.750 (DUP-) com subtom 88.5Hz. Ela está localizada no GRID HI23ge.


Parabéns aos colegas mantenedores e envolvidos com esta reativação! Boas vindas à repetidora de Guarabira, agora de volta à sua plenitude!

TRANSMITIR IMAGEM 4


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB


Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB



Farroupilha: vem aí a edição 2019 do mais antigo concurso do Brasil

Mais uma vez as faixas de HF estarão movimentadas. Nos dias 21 e 22 de Setembro de 2019, ocorrerá em todo o Brasil o Concurso Farroupilha, tradicional conteste e atualmente o mais antigo do Brasil, tendo sido criado pela LABRE-RS desde 20 de setembro de 1955, sendo o concurso nacional mais antigo e até o momento em plena atividade. Naquela época, o concurso era realizado em fonia através do uso da amplitude modulada. Ao longo do tempo, foi incorporando outros modos e hoje temos SSB e CW nas bandas de HF, acompanhando a evolução das atividades radioamadorísticas. Desde 2016 a LABRE-RS delegou a organização do concurso à equipe da USRA – União Santamariense de Radioamadores.


O concurso objetiva homenagear a Revolução Farroupilha, além do congraçamento entre os radioamadores brasileiros, bem como do desenvolvimento da ética, da técnica e da habilidade operacional. Conforme o regulamento oficial que pode ser conferido abaixo, o certame começa no sábado dia 21/09 às 21h UTC ou 18h no horário de Brasília, terminando no dia seguinte, domingo, mesmo horário.

Podem participar quaisquer radioamadores brasileiros, observando-se as restrições de cada classe, nas bandas de 80 até 10 metros, em HF, e nos modos SSB (fonia) e/ou CW. Há incentivos especiais para as estações operadas por mulheres, que têm categoria à parte, bem como para os telegrafistas, já que contatos via CW valem o dobro de pontos que os contatos em fonia.


Maiores detalhes, leia com atenção o regulamento e boa sorte!

TRANSMITIR IMAGEM 5

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

TRANSMITIR IMAGEM 6



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH






















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem