QTC INTEGRAÇÃO – 2ª ed./2019

Em 20/03/2019


Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 02 de 2019. Hoje, 20 de Março de 2019.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz. Em 40m, também estamos transmitindo em 7.060KHz. Ouça também o QTC simultaneamente via FACEBOOK, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB. e echolink PR7GA-L

Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUBCom vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7PR. 

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?


MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA – 20/03/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
  • Sangue novo para o radioamadorismo paraibano
  • ECRA PROMOVE MAIS UM CURSO DE INTRODUÇÃO AO RADIOAMADORISMO
  • ANATEL LIBERA CONSULTA E GERAÇÃO DOS BOLETOS DO FISTEL 2019
  • SEM INTERNET E PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, UMA TRANSAÇÃO FINANCEIRA É REALIZADA PELAS ONDAS DE RÁDIO
  • ECRA INICIA PREPARATIVOS PARA A FETECRA 2019, MONTAGEM DA TORRE PRINCIPAL E ANTENAS DE PR7CP
  • PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
  • NOTÍCIAS DO SERTÃO COM PY7PR
  • PRIMEIRO ENCONTRO DO CLUBE DE LEITORES DE CAMPINA GRANDE DE 2019 ACONTECE NESTE DOMINGO
  • 5º ENCONTRO DE MATURÉIA SERÁ REALIZADO EM 06 E 07 DE ABRIL
Sangue novo para o radioamadorismo paraibano



O radioamadorismo continua atraindo as novas gerações, especialmente quando há bons exemplos perto de casa. Melhor ainda, quando o exemplo reside sob o mesmo teto, como informa nosso colega e amigo Murilo, PR7AYE, direto de Guarabira, cidade celeiro do radioamadorismo paraibano.

Tela do resultado do exame do Kaio, recebido em 18/03/2019

No dia 15/03/2019, submeteu-se à prova da Anatel para Classe C em João Pessoa o garoto Kaio Guilherme dos Santos Rodrigues. Kaio é filho do nosso colega Gezeley PU7GHM, ambos residentes em Guarabira. Em destaque a data de nascimento de Kaio: 08 dezembro 2008, contabilizando a idade de 10 anos, 3 meses e alguns dias. O orgulhoso papai Gezeley prontamente estará requerendo junto à Anatel a licença da estação do Kaio, que salvo engano é no momento o mascote do radioamadorismo paraibano.
O orgulhoso papai Gezeley PU7GHM, o mestre Murilo PR7AYE e nosso jovem colega Kaio

A ECRA e toda a comunidade radioamadorística dá as boas vindas ao nosso jovem colega Kaio e deseja que seu futuro seja brilhante e cheio de conquistas, sobretudo, muitos DX! Também damos os parabéns ao papai Gezeley, ao mestre Murilo e todos os colegas da pujante Guarabira!





Viva o radioamadorismo!

NOVIDADES SOBRE AS PROVAS DA ANATEL NO INTERIOR DA PB


É grande a expectativa de muitos amigos simpatizantes do radioamadorismo em todo o interior da Paraíba. Desde que foi anunciado em primeira mão pelo QTC da ECRA, ainda em 2018, muitos aguardam ansiosamente que o agendamento para as provas em Cajazeiras, Patos e Campina Grande sejam finalmente abertas.

Como já havíamos noticiado, faltava apenas a confirmação por parte de uma das entidades escolhidas pela Anatel para sediar as provas, razão pela qual o agendamento não havia sido aberto. 

Em contato telefônico com a Sra. Ana Lúcia, da Anatel, confirmamos que este entrave já foi superado. A Anatel já tem a confirmação de todas as entidades em cada cidade com vistas à cessão de salas para a realização das provas. Porém, segundo Ana Lúcia, há um outro problema burocrático que está prejudicando o processo, que é o transporte dos servidores que aplicarão as provas. 

Por determinação superior, este transporte não pode ser feito por veículo particular, nem mesmo por transporte público ou disponibilizado por terceiros, mas apenas por meio de veículos oficiais, da própria repartição. 

Não haveria problema algum neste sentido não fosse uma questão contratual que ainda não foi resolvida entre a empresa terceirizada que presta este serviço à Anatel. Segundo Ana Lúcia, tal questão burocrática só será resolvida no início do mês de Abril, razão pela qual todo o processo interno de deslocamento e diárias terá de ser feito de forma bastante célere para não prejudicar as datas já anunciadas. Porém, ela asseverou que todos os esforços serão empreendidos de forma a manter estas datas, o que de fato esperamos que aconteça.

Assim, a todos os interessados nas provas em Cajazeiras, Patos e Campina Grande, só resta aguardar e torcer para que tudo seja resolvido o mais rápido possível. E nós do QTC da ECRA reiteramos nosso compromisso de anunciar, tão logo tenhamos a notícia de que o agendamento seja aberto, para que ninguém fique de fora.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO RADIOAMADORISMO DA ECRA SEGUE COM SUCESSO

O curso de introdução ao radioamadorismo promovido pela ECRA, com suas primeiras duas turmas para o ano de 2019, segue com sucesso e sala cheia. Em sua segunda semana, os alunos estão estudando sobre noções do funcionamento da radiocomunicação e legislação do serviço de radioamador.

O curso, destinado a qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade, visa a introduzir os interessados no mundo dos radioamadores. Entre os temas discutidos, temos por exemplo, o que é e como funciona um sistema de radiocomunicação,  o que é onda e frequência, noções de antenas e linhas de transmissão, operação básica de um tranceptor, as faixas e modos de transmissão permitidos para o serviço de radioamador, legislação de telecomunicações e ética e técnica operacionais. 

As aulas acontecem em duas turmas: Turma 1 às terças e quintas às 19h e Turma 2 aos sábados às 14h na sede da ECRA à Avenida Getúlio Vargas, 1012, próximo ao Hospital João XXIII. O investimento é de 50 reais e dá direito ao material didático. As aulas prosseguirão até a semana que antecede as provas, no início do mês de abril.

Para aqueles que desejarem, ainda dá tempo de se inscrever para o curso. Basta entrar em contato com Alisson pelo número 083 98890-3221. 

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


BOLETOS DO FISTEL 2019: PRAZO PARA PAGAMENTO SE ENCERRA EM 11 DIAS
Por Alisson, PR7GA


Reiteramos a todos os colegas radioperadores, sejam radioamadores ou operadores da faixa do cidadão, que o prazo estabelecido para pagamento de nossas obrigações anuais junto à Anatel se encerra no último dia de Março. Pague seu fistel em dia!

Ciente da dificuldade que muitos colegas radioamadores e operadores da Faixa do Cidadão têm de realizar esta tarefa, o QTC da ECRA criou este guia para ajudar a todos nesse sentido. Acompanhe no nosso BLOG ou acesse diretamente pelo link

http://fistel.ecra.club

É importante lembrar que o pagamento anual das taxas do FISTEL é obrigatório para todos os radioperadores do Brasil, sejam radioamadores, sejam operadores da faixa do cidadão.  O não pagamento destas taxas sujeita o devedor a multa em caso de fiscalização por parte da ANATEL e até o cancelamento de sua licença. O prazo máximo para pagamento sem multa vai até o dia 30 de março.

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




RADIOAMADOR DE RORAIMA MORRE ENQUANTO PINTAVA TORRE DE 25m
Por Alisson, PR7GA, com informações de PU8UMR e PV8DX    


O colega radioamador Clovis Pinheiro Barreto, conhecido nas faixas como Alencar, PV8ADI, sofreu um acidente neste domingo 17 de março de 2019 enquanto realizava a pintura de uma de suas torres. Infelizmente, mesmo após pronto atendimento, nosso colega veio a falecer.

Como deixa bem claro em sua página no site QRZ.COM, Alencar gostava muito de construir suas próprias antenas e torres e realizava a pintura de uma delas quando o único cabo de aço que sustentava a cadeirinha que utilizava se rompeu.      

Ele despencou de uma altura aproximada de 10 e teve fraturas expostas. Acionado, o Samu prontamente fez o atendimento, 

Nascido em 1939, ele é natural do Ceará e mudou-se para Roraima em 1974, onde tornou-se radioamador em 1979, tendo portando 80 anos de vida e 40 anos de radioamadorismo, onde dedicava-se ao seu modo predileto, a telegrafia, sem esquecer dos demais.      

O que chama a atenção é que nosso colega, apesar das 80 primaveras, continuava bastante ativo fazendo um trabalho que muitos marmanjos bem mais novos não fazem de modo algum. Ele próprio construiu suas torres, e orgulhosamente publicou em sua página fotos do início e do final de uma torre autoportante de 25 metros de altura.

Alencar, apesar de não ter família em Roraima, deixa órfã toda a comunidade de radioamadores de Roraima, e por que não dizer, especialmente de todos que amam a telegrafia. Exímio e ativo telegrafista, não havia um dia em que não chamasse geral nas faixas, enchendo os clusters com informes de radioamadores de todo o mundo que copiavam o indicativo PV8ADI em seus receptores. 

Aqui na ECRA pudemos recuperar dois contatos que tivemos com o Alencar no CVA 2017. Na ocasião, PR7CP era operada por Gildo PR7GY. Ele amava o radioamadorismo, tanto é que investia pesado, dentro das suas possibilidades, na sua estação, seja construindo o sistema irradiante, seja adquirindo equipamentos. Partiu fazendo o que gostava, deixará muitas saudades, e um legado que jamais se acabará.

Nossos sinceros sentimentos à família enlutada, amigos e toda a comunidade radioamadoristica.

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT

NOTÍCIAS DO SERTÃO COM PY7PR

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email 
qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Primeiro satélite geoestacionário radioamadorístico já em plena operação

Como noticiamos aqui no QTC, hoje a comunidade radioamadorística mundial conta com o primeiro satélite geoestacionário com transponders para uso dos operadores de quase 1/3 da superfície da Terra. Desde meados de Fevereiro de 2019, após extenso programa de deslocamento até a posição final e testes diversos, ele encontra-se aberto para uso dos radioamadores desde boa parte do Brasil até a Tailândia, como demonstra o diagrama abaixo:

Já há diversos relatos de brasileiros operando no satélite mostrando que o feito não é tão difícil, ao contrário do que escrevemos aqui no QTC. O Roland, PY4ZBZ, dedicou uma página inteira do seu rico site apenas sobre suas experiências com o QO-100. Acesse e aprenda clicando aqui.

Basicamente, para receber os sinais do satélite basta um setup simples com uma antena offset de TV por assinatura tipo SKY, VIVO, OITV, juntamente com seu respectivo LNBF, mais uma fonte para alimentar o LNBF, um bloqueador de DC simples construído com sucata, cabo coaxial e um dongle SDR que custa baratinho nos sites chineses ou no Mercado Livre. Daí, basta apontar para o satélite utilizando um aplicativo no celular, e começar a "corujar". Já para transmitir, é um pouco mais complexo, mas nada impossível para o experimentador.
Estação do WEBSDR de Pardinho, SP, mantido por PY2GN

Para quem tiver curiosidade mas não tem experiência com satélites, o Willian PY2GN, mantenedor do excelente WEBSDR de Pardinho, SP, disponibilizou uma forma de qualquer um em qualquer lugar do globo ter um gostinho de ouvir o novo satélite. Ele montou uma estação para recepção dos sinais e a disponibilizou como uma extensão do seu já conhecido WEBSDR. Para acessar,  basta visitar o seguinte endereço: http://appr.org.br:8902/. A interface assemelha-se a um rádio, com os controles comuns de frequência, modo, volume de áudio, etc.


Antena de 1,2m juntamente com o sistema para receber e transmitir para o QO-100, no caso, uns "transverter" para 144MHz. 

O satélite, construído numa parceria entre Alemanha e Qatar e levado ao espaço pelos americanos, é de uso comercial, mas carrega dois transponders (ou repetidores) para uso exclusivo dos radioamadores. Seu nome oficial é "Es'Hail 2", mas para nós, radioamadores, ele recebeu a distinta designação de "OSCAR 100" ou QO-100, abreviadamente. Posteriormente, o QTC ECRA irá publicar uma matéria especial contando a brilhante história dos satélites para radioamador, desde o primeiro, lançado em 1961.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Artista dinamarquesa mistura música e radioamadorismo em apresentação
O radioamadorismo é música para os ouvidos da artista performática Helle Fuglsang. Tanto é que ela encheu a cidade de Copenhague com duas apresentações suas, denominadas "ON / OFF" nas quais combinou os sons do radioamadorismo e música. 

No dia 7 de março, na Real Academia Dinamarquesa de Música, um radioamador transmitiu CW a partir do palco, o que fez com que as luzes da torre do edifício piscassem ao sabor das "notas" do morse. Ainda no palco, músicos transformaram esses sons de rádio em notas musicais. O radioamador tinha um texto escrito a ser transmitido em morse, e enquanto isso, os músicos executavam a música escrita especialmente para a apresentação, formando um conjunto único.

O programa continuou no sábado, quando as radioamadoras Inger Lundin OZ7AGR e Petra Larsen OZ7PR chamaram CQ em SSB acompanhadas por um compositor que combinou música original com vozes gravadas de radioamadoras de todo o mundo, celebrando o Dia Internacional da Mulher.

A idealizadora desta apresentação curiosamente não é radioamadora, mas seus projetos envolvendo rádio foram inspirados pelo seu pai, o colega radioamador Bent Fuglsang OZ4BF, que semeou nela o amor pela música do Código Morse. Isto desempenhou um papel tão importante em muitos de seus projetos de arte que vários radioamadores participaram dos projetos de Helle, incluindo seu orgulhoso pai.


A jovem artista nos braços do pai, ouvindo código morse nas faixas de radioamador

Ela diz que, pelo fato do pai operar bastante em CW, ela acostumou-se com aqueles sons que a acompanharam durante toda a sua vida. Isto fez despertar nela um amor todo especial pelos sons do código morse e sua sonoridade musical. O pai, muito acertadamente, não via os sons como "pontos e traços", mas como um ritmo, uma melodia, uma composição musical.



A apresentação é chamada de "ON / OFF" em homenagem aos sinais pulsantes do CW. Além disso, o programa também presta homenagem ao espírito do radioamadorismo que é a comunicação sem fronteiras e sem diferenças pessoais. Quando um radioamador chama geral, não está interessado nas opiniões políticas, religiosas ou qualquer outra coisa - o seu interesse é em se comunicar com alguém, não importa quem. Isto fascina a jovem artista e a motiva a utilizar o radioamadorismo em muitos de seus projetos.



5º ENCONTRO DE MATURÉIA SERÁ REALIZADO EM 06 E 07 DE ABRIL
O início do mês de Abril vindouro marca a realização de mais um encontro de radioamadores de moito sucesso em toda a região: Trata-se do Encontro Técnico e Ecológico de Radioamadores do Pico do Jabre em Maturéia, que em 2019 chega à sua 5ª edição.

Nos dias 06 e 07 de Abril, os colegas do sertão de de muitas outras regiões paraibanas e de estados circunvizinhos se reunirão no Restaurante O Caboclo, localizado na cidade de Maturéia, aos pés do Pico do Jabre.

A programação anunciada seguirá o seguinte cronograma:

No sábado dia 06, os participantes serão recepcionados a partir das 20h com muita música ao som de URANO SHOW BAILE, da cidade de Santa Luzia. além da participação de nosso colega Zé Maria, PY7JM, vindo de Surubim-PE.

No domingo, cedinho às 07h se iniciam as inscrições e o café da manhã, que será servido até as 09h, quando o evento será oficialmente aberto pelos seus organizadores. Em seguida é a vez da aguardada e bem prestigiada feira de eletro-troca, onde todos os participantes terão a oportunidade de vender, trocar e comprar diversos artigos e equipamentos. Ao meio dia, inicia-se o almoço, e concomitantemente, o tradicional sorteio de brindes que contará com a distribuição de 07 HTs entre os participantes do evento e 01 HT para a maior caravana. Além disso, haverá o sorteio de uma estação completa, constando de rádio base, fonte de alimentação, cabo coaxial e antena, a partir de 100 inscrições confirmadas. 

O valor do KIT custa 40 reais.


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. 



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH





Postagem Anterior Próxima Postagem