Por Alisson, PR7GA

No último QTC relatamos como foi o concurso Verde e Amarelo na modalidade TELEGRAFIA, focando a operação da ECRA. Desta vez, falaremos um pouco de como foi a etapa de FONIA, abrangendo um pouco do concurso como um todo.

O concurso, como esperado, iniciou-se precisamente às 18h do sábado 24/08 com a abertura oficial dada pelo Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, General de Brigada Carlos Alberto Dahmer diretamente da estação oficial do conteste, PT2CVA, montada numa barraca de campanha do exército no edifício da Escola de Comunicações, em Brasília. Veja o vídeo abaixo, mostrando esta abertura:





Após a abertura solene, o concurso pegou fogo em todas as bandas. Aqui, na sede da ECRA, o Arthur PU7GSZ, o mais jovem radioamador da Paraíba chamou geral, iniciando o certame, e logo foi contestado pelas estações presentes na banda de 80 metros. Apesar da propagação desfavorável a princípio, Arthur prosseguiu chamando e fez diversos contatos com estações paraibanas, pernambucanas, potiguares, maranhenses e piauienses.
Após a saída do Arthur e seu papai Alan PU7GYB, PR7GA operou mais algum tempo. Recebemos ainda a visita do Emanuel PU7HBZ, que veio conferir como funcionava um conteste e até arriscou operar PR7CP por algum tempo.



PU7HBZ operando PR7CP

No dia seguinte, a operação prosseguiu nas bandas de 40 a 15 metros, com a ausência notável de estações em 10m, que permaneceu sem absolutamente nada de propagação até o fim. Até mesmo os 15 metros só foram abrir no fim da tarde, tornando o final do concurso emocionante. 

O outro Arthur, PU7GMZ, já veterano nos concursos apesar de seus quase 17 anos de idade, fechou com chave de ouro a operação de PR7CP, trabalhando os 80m na parte final, aproveitando uma brecha na propagação no final do concurso. 



PU7GMZ operando PR7CP

Além dos colegas novatos operando a estação da ECRA, merecem destaque alguns colegas que abrilhantaram esta edição do CVA. PU7GHM e PU7GUI, Max e Kaio, pai e filho, também operaram em Guarabira, conquistando muitos pontos e elogios especialmente para o pequeno Kaio que, com apenas 10 anos e em seu primeiro conteste, já demonstra o "traquejo" motivando uma verdadeira "caçada" por um contato seu na madrugada do domingo nos 80 metros.

PU7GHM e PU7GUI

Já em Alagoas, mais uma família unida pelo radioamadorismo. Direto de Palmeira dos Índios, a suave voz da Duda, PU7DUD, contrastava com a voz grave dos demais "marmanjos" na "briga" por contatos, ao lado de seu orgulhoso papai Flávio, PP7DX. A princípio, por problemas na sua antena de 80m quase que não contaríamos com a Duda, mas felizmente tudo foi consertado e tivemos uma bela participação de uma jovem YL TEEN. A Duda já é veterana nos contestes, e já mereceu matéria aqui no QTC.

Apesar da baixa no ciclo solar, que aliás está em seus momentos finais para iniciar novo ciclo, o CVA 2019 trouxe inúmeras alegrias e emoções para todos os seus participantes. Tivemos colegas em todos os estados brasileiros operando estações de inúmeros tipos e configurações, desde alguns operando estações QRP, acampados no meio do mato como foi o caso do Rafael PY2VTC, passando por outras operando em praça pública como os colegas da ARCCO em Conceição do Coité, passando por inúmeros colegas em suas estações em casa, até superestações operando em alta potência e super antenas, muitas delas até fora do país.

Porém, para todos, o sentimento foi igual: um fim de semana de alegrias e vitórias, e, claro, muita RF cruzando os céus do Brasil! 

Viva o CVA! Viva o Radioamadorismo!!!!
Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem