QTC DA ECRA – 37ª ed./2019
Em 27/11/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 37 de 2019. Hoje, 27 de Novembro de 2019.

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, mais várias outras nos estados de Pernambuco e outros estados, via Echolink. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. 

Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L e também pela conferência CRAEM - Conferência de Radioamadores em Emergência e Conferência MG-BRASIL (PY1PDF JACKSON e PY4IG GEORGENITO). 

Assista também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB


11 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME/INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/
Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César




Grupo Rádio Brasil Papa Delta de volta aos 11 metros


O Grupo Rádio Brasil PAPA DELTA, após uma temporada sem atividades, está voltando com força total. Sua frequência de Transmissão é 27.805 kHz, canal 75 em USB. 






Para maiores informações de como participar do PAPA DELTA, faça contato com o 03PD001 Jacson pelo WhatsApp: 21 99731-9633






A ECRA precisa de ajuda!


Por Alisson, PR7GA

Boa noite amigos. O final do ano se aproxima e com ele as festas de confraternização. O Clube dispõe de salão com mesas e cadeiras, além de cozinha para a sua confraternização. Valores para aluguel R$ 250,00 para sócios em dia, R$ 500,00 para não sócios. Interessados contactar Edmar PU7-ESE. (83) 98894-1403


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!




DIPLOMA ZUMBI DOS PALMARES


Chegou ao final a operação da ZZ7ZP em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, e foi um sucesso, com mais de 900 QSO, alcançando 5 continentes, 46 entidades, 15 Estados brasileiros incluindo o DF, e aproximadamente 50 radioamadores conseguiram o Diploma Zumbi dos Palmares.

OPERADORES: PP7DX; PP7LP; PP7KVA; PU7ASP

Repetidora de Macaparana será reativada neste sábado
Por Alisson, PR7GA

Uma equipe de vários colegas pernambucanos estará se deslocando até a cidade de Macaparana, PE, neste próximo sábado, 30/11, para a reinstalação da repetidora da Serra do Pirauá, na frequência 147,240MHz. Localizada na fronteira entre PB e PE, a repetidora serve como excelente ponte para a integração dos estados vizinhos não só na área do litoral, mas chegando até o interior.


A equipe, segundo informações do Lucas PY7AN, é composta pelos seguintes colegas:


PY7AN Lucas

PY7JN Nascimento
PU7SDM Ulisses
PY7BR Jean Kleber
PY7CLE Clecio
PY7GG Geraldo 
PU7VRB Rogerio 
PU7RIK Ricardo 
PY7RD Dias
PU7SDY Sílvio

Parabéns aos colegas pela manutenção de mais um equipamento importantíssimo para comunicação não só dos radioamadores, mas também disponível para qualquer emergência. Viva o radioamadorismo! 


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Radioamadorismo na escola: Projeto de Roraima é apresentado em workshop para gestores
Por Alisson, PR7GA

O Paulo Leite, PV8DX, informa que o projeto do qual participa e que foi alvo de duas matérias aqui no QTC (veja aqui e aqui), denominado "Antena Yagi como Ferramenta do Ensino de Ciências e Geografia" foi selecionado para participar do I Workshop de Tecnologias na Educação, promovido pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) da Secretaria de Educação e Desporto de Roraima. O evento acontece amanhã, dia 28/11/2019, na Universidade Virtual De Roraima (UNIVRR).


Com o tema  “A Utilização das Tecnologias Digitais nas Escolas”, o Workshop tem o objetivo de apresentar algumas metodologias de ensino úteis e interessantes que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula para estimular a maior participação dos alunos no processo ensino-aprendizagem. 

Dentre estas atividades, está a apresentação do projeto do PV8DX, que conta com a participação, além do próprio Prof. Paulo Leite, dos professores Dulce Andréa de Oliveira e Zilmarinho de Almeida. Eles irão relatar a experiência exitosa na execução do projeto que une o radioamadorismo ao ambiente escolar, envolvendo o entendimento teórico e prático do projeto, construção e utilização de uma antena para uso numa estação de radioamador com o objetivo de realizar contatos via satélite.




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!


TRANSMITIR IMAGEM 1


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?









FloripaSat-1: nanossatélite brasileiro será lançado em dezembro

Por Alisson, PR7GA

O FloripaSat-1, primeiro satélite da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançado na madrugada do dia 17 de dezembro pelo foguete chinês Longa Marcha-4. O satélite conta com transponders para as faixas de radioamador de 2 metros e 70cm.

Desenvolvido por uma equipe de estudantes de graduação, mestrado, doutorado e coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, o FloripaSat-1 é um cubeSat de pesquisa tecnológica construído em parceria com o programa Uniespaço da Agência Espacial Brasileira (AEB).


O Floripasat terá as seguintes missões: 

1. Na educação: os alunos projetam, operam e observam o comportamento do satélite no ambiente espacial, aprendendo sobre radiocomunicações, comunicações digitais, eletrônica, antenas e radioamadorismo, dentro de um ambiente que fomenta a evolução e a inovação. O projeto e a implementação da estação terrestre serão uma grande experiência no campo das telecomunicações. 

2. No radioamadorismo: um repetidor digital, onde pacotes digitais podem ser retransmitidos pelo satélite, dando a oportunidade aos radioamadores usarem o satélite para comunicação. 

As frequências de operação do FloripaSat são as seguintes:

BEACON:

Frequência: 145,900 MHz
Potência: 1 W


REPETIDOR (DOWNLINK e UPLINK)

Frequência: 436,100 MHz
Potência: 1 W

O radioamador responsável pelo satélite junto à IARU é o colega Mauricio Sinigaglia PP5BMS. 



Para maiores informações, visite a página oficial do projeto: http://floripasat.ufsc.br/



TRANSMITIR IMAGEM 2


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




Instalado em Caruaru o primeiro receptor KiwiSDR do Nordeste

Por Alisson, PR7GA

Nosso amigo Nailton PY7NM, de Caruaru, PE, acaba de instalar e configurar o primeiro receptor KiwiSDR do Nordeste. O equipamento foi instalado na Serra do Vitorino (HI21bu), próximo a Caruaru, PE, e para acessar basta visitar o endereço

bit.do/py7nm

KiwiSDR é um equipamento completo que reúne numa mesma placa o receptor SDR em si, mais um mini computador com acesso remoto via internet, o que garante consumo de energia extremamente baixo. Todo o conjunto cabe literalmente na palma da mão.

O KiwiSDR recebe toda a banda de LF (ondas longas)mais MF (ondas médias) e HF (ondas curtas) tudo de uma vez só, pois ele tem uma banda passante de 30MHz, começando a partir de cerca de 10KHz. Assim, dá pra monitorar simultaneamente todas essas faixas.

Como todo SDR, é possível receber diversos modos de transmissão, desde os mais comuns como SSB, CW, AM e FM indo até alguns exóticos como modos digitais a exemplo do WSPR e até SSTV. Conta também com diversos filtros de áudio e de ruído, tornando-o capaz de rivalizar com caríssimos rádios de marcas famosas e consolidadas.

O sistema do Nailton foi instalado numa área rural, onde não há internet. Ele teve de providenciar toda a infraestrutura de rede até o local com um link de dados ponto a ponto na faixa de 5,8GHz que liga o sítio aonde está o KiwiSDR até sua residência em Caruaru, distante cerca de 17Km.


bit.do/py7nm

Um aviso: Como o equipamento limita a até 4 pessoas acessando-o simultaneamente, tenha paciência e tente mais tarde caso não consiga acessar. 
TRANSMITIR IMAGEM 3
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




Guarabira/PB faz aniversário com estação especial no ar
Por Dryander, PR7AX 

Estimados colegas, o indicativo especial ZW132GBA está sendo ativado para homenagear o aniversário da nossa belíssima e amada cidade de Guarabira localizada no estado da Paraíba, Brasil. Em 2019, esta cidade completa 132 anos de criação.


Guarabira é um nome de origem indígena tupi cujo significado é "terra das garças". Está situada a 100 km da capital do estado, João Pessoa. Anteriormente chamada de Vila de Independência, foi no dia 26 de Novembro de 1887 elevada a cidade e a partir deste momento, ficando denominada de Guarabira. Lá existe o Memorial Frei Damião, onde foi edificada uma estátua do frei com 22 metros de altura, sendo considerada a terceira maior do Brasil. 



A cidade é berço e sede de um dos mais importantes grupos de radioamadores do país, GUARÁ DX GROUP. A cidade também conta com uma repetidora VHF na frequência de 146,750MHz.


O indicativo ZW132GBA estará no ar nas bandas de HF 80m até 10m do dia 26 de Novembro ao dia 15 de dezembro de 2019. Estarão participando da ativação os colegas Dryander PR7AX, Murilo PR7AYE, Alberto Junior PR7AP, Irapuã PR7AR, Murilo Filho PR7AF, Hélio Neto PR7AD, Max PU7GHM, Kaio PU7GUI, Maria Yasmin PU7GMY, Gabriel PU7GEP e Léo PR7DZ. 

Cartões QSL estarão disponíveis via bureau ou via direta. Maiores informações você encontra na página no QRZ.COM 

Esta operação é uma realização do Guará DX Group e da Labre-PB.



TRANSMITIR IMAGEM 4








Associação de Radioamadores do Tapajós recebe homenagem da Câmara de Santarém/PA

Por Edinei Silva, PU8WES

A Câmara Municipal da cidade de Santarém, no Pará, homenagou a Associação de Radioamadores do Tapajós - A.R.T. Participaram também da sessão solene representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, imprensa, dentre outras instituições e sociedade em geral, reconhecendo o relevante trabalho voluntário realizados pelos radioamadores santarenos.

Representando a A.R.T., esteve na sessão o seu presidente, colega Edinei Silva, PU8WES, Também compareceram outros 40 radioamadores sócios da A.R.T. representando todos os demais componentes.

Foram lembrados na sessão os relevantes serviços voluntários realizados pela A.R.T. O vereador Paulo Gasolina, presidente da sessão, falando em nome da Câmara, também enalteceu o nome da associação e surpreendeu no final ao solicitar sua filiação à ART, revelando seu desejo de se tornar radioamador.

Foram concedidos a todos os sócios um diploma de honra ao mérito, enquanto que o presidente e o vice da ART receberam, além do diploma, uma comenda dada pelo Município de Santarém em reconhecimento aos serviços prestados pela Associação.

Parabéns a A.R.T. e a todos os seus sócios pelos bons trabalhos em nome do radioamadorismo Brasileiro!

Viva o radioamadorismo!




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?













Radioamador consegue encontrar local da queda de satélite lunar

Por Alisson, PR7GA

Em maio de 2018, o QTC da ECRA divulgou o lançamento de dois satélites chineses com destino à Lua. Também noticiamos, já em 2019, um histórico contato entre dois colegas, um na china e outro na Alemanha, feita por meio do pequenino satélite orbitando a Lua, o primeiro e único contato deste tipo até hoje feito por radioamadores. Naquela ocasião, já sabíamos que o satélite estava com os dias contados, pois estava numa rota de colisão com a Lua. Só não se sabia aonde ele havia caído.


Em 08 de maio de 2019, quase dois meses antes da queda, o colega Daniel Estévez, EA4GPZ / M0HXM conseguiu calcular em que local da superfície lunar o satélite cairia. 

Em 5 de outubro de 2019, um satélite de observação tirou várias fotos da superfície. Após cuidadosa análise, a equipe responsável conseguiu identificar o local da queda do satélite  a apenas 328 metros de distância do local calculado, o que em termos relativos, é irrisório.

Além de radioamador, Daniel é doutor em matemática e bacharel em ciência da computação. A impressionante previsão feita pelo nosso colega, além de nos orgulhar como radioamadores, também demonstra o importante papel desempenhado por astrônomos e cientistas amadores na era atual da exploração espacial. 

Parabéns a Estévez e seus colegas! Viva o radioamadorismo!!!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Encerrada a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019
Por Flávio, PY2ZX

Semana passada foi finalizada na cidade de Sharm el-Sheikh, Egito, a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão especializado da Organização das Nações Unidas.

No que concerne ao radioamadorismo, a tabela de frequências aprovada reconheceu para a Região 1 (Europa, África e parte da Ásia) o segmento 50-52 MHz em secundário para o Serviço de Radioamador, complementando o já existente nas Regiões 2 (América, incluindo Brasil) e 3 (parte da Ásia e Oceania), onde a faixa de 50-54 MHz há muitos anos é atribuída em primário. 

Em relação à “transferência de energia elétrica sem fios para veículos elétricos” (WPT-EV), a conferência decidiu por não fazer alterações no regulamento, mas foi aprovado que estudos devem ser feitos para coibir as interferências e proteger os serviços de radiocomunicações.

O Brasil logrou sucesso ao alterar a nota de rodapé 5.278 do RR, na qual permite alocação em primário ao radioamadorismo na faixa dos 70 cm. Acompanharam a proposta Uruguai e Paraguai, que também obtiveram a conquista. Mas a implementação da mudança depende da aprovação e publicação de norma por parte da Anatel, portanto mantém-se neste momento o previsto pela Resolução n. 649, de 28 de agosto de 2018. 

Também foram acompanhadas propostas para futuros itens de agenda da WRC-23. Entre elas estava sugestão da França que pretendia revisar atribuição do Serviço de Radioamador em relação à Radionavegação por Satélite (RNSS) na faixa dos 23 cm. A proposta sofreu forte oposição da Austrália, Brasil, Canadá e Estados Unidos, posteriormente todo bloco do Comitê Interamericano de Telecomunicações (CITEL) e após intensos debates foi posta de lado, o que foi considerado um primeiro resultado positivo para o radioamadorismo e as alocações existentes na Região 2. O assunto demandará atuação do setor, assim como outras ações futuras envolvendo a defesa do serviço. 

Essas ações contam com o trabalho do Grupo de Gestão e Defesa Espectral da LABRE, que integra a delegação brasileira e representação da IARU na UIT.



West Ford: o projeto americano de colocar em órbita bilhões de agulhas de cobre
Traduzido por Alisson, PR7GA

Durante o verão de 1963, os Estados Unidos lançaram meio bilhão de fios finíssimos de cobre em órbita, na tentativa de criar um anel metálico ao redor da Terra. Foi o Projeto West Ford. A Força Aérea e o Departamento de Defesa o imaginaram como a maior antena de rádio da história da humanidade. Seu objetivo era proteger as comunicações de longo alcance do país no caso de um ataque da União Soviética.

TRANSMITIR IMAGEM 5

COMENTÁRIOS DOS OUVINTES

Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 TRANSMITIR IMAGEM 6

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem